150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Solenidades pelos 150 anos de Santos Dumont são realizadas no país

Solenidades aconteceram em Organizações Militares da FAB e contaram com a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont
Publicada em: 26/07/2023 15:38
Imprimir
Fonte: DCTA, EEAR, I COMAR, II COMAR, IV COMAR, V COMAR
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela

Cidade do Avião celebra 150 anos do Pai da Aviação

“Entre as nuvens da história, poucos foram os que, dotados de genialidade e inventividade, ousaram desafiar as fronteiras dos céus, como Alberto Santos Dumont: O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira”. Este foi um trecho da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, no dia 20/07, em comemoração aos 150 anos de Nascimento do Patrono da Aeronáutica Brasileira, que contou com eventos e homenagens em todas as regiões do Brasil. 

Durante as solenidades, foram realizadas imposições da Medalha Mérito Santos Dumont, instituída na Aeronáutica em homenagem ao espírito do imortal brasileiro. É uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que tenham se destacado no exercício de sua profissão e também aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Instituição.

Região Centro-Oeste

A Base Aérea de Campo Grande (BACG) celebrou os 150 anos do Pai da Aviação, no dia 24/07, em solenidade histórica. O evento contou com passagem aérea de uma aeronave A-29 Super Tucano, em memória das conquistas aeronáuticas do visionário aviador brasileiro. O Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri, fez a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, destacando os feitos memoráveis de Santos Dumont e seu legado inspirador que perdura por gerações. "O evento não apenas celebrou o passado glorioso da aviação brasileira, mas também ressaltou a importância de continuar promovendo o desenvolvimento da ciência aeronáutica e a inovação tecnológica no país, reafirmando o compromisso da Força Aérea Brasileira em preservar e honrar o legado do Patrono da Aeronáutica Brasileira e impulsionar o futuro da Aeronáutica com coragem, determinação e pioneirismo", pontuou.

Região Sul

Autoridades durante a solenidade na BASM

Na Base Aérea de Santa Maria (BASM), foi realizada a cerimônia militar marcada pelo desfile aéreo das aeronaves A-1M e H-60 Black Hawk, além da imposição da Medalha Mérito Santos Dumont para militares da FAB e do Exército Brasíleiro (EB), além da Coordenadora de Gerenciamento de Concessões Aeroportuárias na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Gisela Biacchi Emanuelli. 

A solenidade contou com a presença do Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), General de Divisão Paulo Roberto Rodrigues Pimentel e foi presidida pelo Comandante da BASM, Coronel Aviador Luciano Antonio Marchiorato Dobignies, que ressaltou a importância da cerimônia dedicada a um dos mais notáveis brasileiros da história. “Suas atitudes e seus feitos conduzem o espírito da Força Aérea e da Aeronáutica todo, caracterizado pela coragem e fé na missão, pelo desejo de chegar aonde poucos se arriscariam e pelo ímpeto de fazer a diferença acreditando em um bem maior”, ressaltou.

Cidade do Avião celebra 150 anos do Pai da AviaçãoNo dia 21/07, o Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) celebrou a data com passagem de caças F-5 pelos céus do município de Canoas (RS) e exposição de aeronaves. Para o Comandante do V COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, o legado do aviador se confunde com o da FAB. "Destaco o empreendedorismo, o idealismo e a construção de algo novo. É o maior e mais antigo sonho da humanidade. Algo pensado como inatingível, Santos Dumont fez e, com isso, proporcionou o maior salto no desenvolvimento de nossas sociedades", disse.

Também no dia 21/07, a Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL) realizou a solenidade alusiva ao Sesquicentenário de Nascimento de Santos Dumont, com a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont. 

O Comandante da GUARNAE-FL, Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, destacou o prazer em homenagear o Pai da Aviação e condecorar o trabalho daqueles que contribuíram para o desenvolvimento da FAB. "É um orgulho muito grande poder realizar a imposição da Medalha Mérito Santos Dumont a militares que tenham prestado destacados serviços à Força Aérea Brasileira, o que reforça, de igual modo, a importância e a responsabilidade de todos os que também são possuidores de tão destacada honraria", destacou.

Região Norte

O Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) também realizou, no dia 21/07, na Base Aérea de Belém (BABE), uma cerimônia. A solenidade foi presidida pelo Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, e contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho; do Comandante da 8ª Região Militar (8ª RM), General de Divisão Alcio Alves Almeida e Costa; da Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes; do Juiz Federal da Justiça Militar da União, José Maurício Pinheiro de Oliveira, entre outros militares da FAB e convidados civis.  

Na ocasião, militares e autoridades civis foram condecoradas com a medalha Mérito Santos Dumont. "É uma honra, na condição de Presidente do Tribunal de Justiça do Pará, ser agraciada com a medalha de Mérito Santos Dumont, um dos precursores da aviação no Brasil e no mundo, mencionou a Desembargadora Maria de Nazaré, uma das agraciadas.

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) também realizou homenagens com cerimônia militar e entrega da Medalha a agraciados.

Região Sudeste

O Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) realizou, no dia 21/07, no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), a formatura alusiva ao Sesquicentenário do Pai da Aviação, presidida pelo Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic. A cerimônia contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Guido Amin Naves, do Presidente do Tribunal da Justiça de São Paulo (TJ-SP), Desembargador Ricardo Anafe - agraciado com a medalha Santos Dumont, o sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares, entre outras autoridades civis, militares e convidados.

Durante o evento ocorreu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que encantou os presentes, em especial os 30 alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP), convidados para acompanhar o desfile militar e as apresentações aéreas. 

Para homenagear o Pai da Aviação, o PAMA-SP expôs um dirigível com o símbolo oficial do Sesquicentenário de Santos Dumont, que também sobrevoou o bairro do Campo de Marte e outros locais da cidade de São Paulo (SP), durante todo o final de semana, propagando as celebrações de aniversário do Patrono da Aeronáutica Brasileira.

No mesmo dia, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) realizou solenidade, que contou com um militar do efetivo representando a figura do Pai da Aviação.

Para o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, a data representa a passagem de um gênio que deixou seu legado para a aviação. “A Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW) se reveste de júbilo para comemorar os 150 Anos de Santos Dumont. É uma oportunidade ímpar para reverenciar este herói nacional”, destacou.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), também homenageou o Patrono da Aeronáutica Brasileira. Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, ressaltou a importância do legado de Santos Dumont e os marcos históricos que transformaram São José dos Campos em um pólo de referência em ciência, tecnologia e inovação. "O cluster acadêmico e industrial que temos na cidade faz jus ao revolucionário legado desse brasileiro de quem tanto nos orgulhamos. O desenvolvimento do Bandeirante, a criação da EMBRAER e do ITA, o trabalho dos nossos demais institutos que formam o DCTA e os projetos estratégicos que nascem aqui ratificam nossa busca incansável pelo alcance da excelência nas áreas de ciência e tecnologia, sempre focados no avanço do setor aeroespacial”, disse.

Região Nordeste

Em solenidade militar no Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), presidida pelo Comandante, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho, a Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) celebrou a vida, obras e valores do Pai da Aviação. Foram agraciados 18 militares e civis com a Medalha Mérito Santos Dumont.

A Base Aérea de Salvador (BASV) realizou solenidade em homenagem a Alberto Santos Dumont e, durante o evento, foram premiados os dez alunos da Rede Estadual de Ensino da Bahia mais bem classificados no Concurso de Redação “150 anos de Santos Dumont – O Pai da Aviação, Pioneiro na Inovação”, realizado com o apoio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e do Senai-Cimatec. O aluno classificado em primeiro lugar, Diego Peri Guimarães Brasil, estudante do Centro de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, tem 17 anos e nunca havia assistido a uma cerimônia militar. “Estou muito feliz, foi emocionante! Estou achando tudo lindo, é muito organizado!”, disse ele.

O Comandante da BASV, Coronel Aviador Vinícius Guimarães Nogueira, ressaltou a importância da cerimônia militar. “Uma oportunidade ímpar poder celebrar esse grande brasileiro dessa maneira. O concurso de redações também foi motivo de orgulho, pois as crianças estavam felizes por participar e por aprender sobre Santos Dumont. Agora, as redações virarão um livro. A Festa do nosso Patrono foi do tamanho que ele merece!”, disse.

Premiação do Concurso de RedaçãoA Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) também comemorou a data, com destaque para um ator representando Santos Dumont em uma réplica do 14-Bis. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da BAFZ, Tenente-Coronel Aviador Lauro Luiz de Freitas Filho, e contou com a presença do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), Desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, e outras autoridades civis e militares do Estado. Na ocasião, foram entregues medalhas Mérito Santos Dumont às autoridades máximas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Ceará.

Exterior

Fora do país, Alberto Santos Dumont também foi lembrado. O Colégio Santos Dumont, situado na cidade de Konan, na Província de Shiga, no Japão, celebrou o Sesquicentenário de nascimento do ilustre inventor e aviador brasileiro com a inauguração de um busto. O evento foi conduzido pelo Diretor da escola, Anderson Yoshihara e contou com a presença do Cônsul Adjunto Matheus Corradi, a Vice-Cônsul Camila Bezerra, e o Adido Militar do Brasil no Japão, Capitão de Mar e Guerra Walid Seba.

Veja aqui como foi a cerimônia na capital federal.

Fotos: I COMAR; II COMAR; III COMAR; IV COMAR; V COMAR; BAPV; BABE; BACO BAFZ; IFI; BASM; IAE; EEAR;BAFL; CINDACTA III; OARF.

imagens/original/45933/053A0559.JPG
imagens/original/45933/20.07.23.santosdumont_58.jpg
imagens/original/45933/20230720161745_IMG_8425.jpg
imagens/original/45933/20230720164759_IMG_8619.jpg
imagens/original/45933/Formatura_06.JPG
imagens/original/45933/IMG_20230721_WA0035.jpg
imagens/original/45933/IMG_20230721_WA0038.jpg
imagens/original/45933/IMG_3595.jpeg